1° Simpósio Ibérico “A cal na arte e no património edificado”

A cal na arte e no património edificado
19-20 Outubro 2017
Laboratório HERCULES | Universidade de Évora

A cal tem vindo a ser utilizada na Península Ibérica através dos séculos como um elemento-chave para a definição da especificidade do património arquitectónico e artístico construídos neste território.

As suas características físicas, químicas e plásticas, converteram-na num material de excelência para ser aplicado através de uma multiplicidade de técnicas, constructivas e decorativas, profundamente enraizadas no contexto ibérico.

As valências da cal no domínio da reabilitação do património histórico e cultural encontram-se, desde há muito, comprovadas, circunstância que coloca este material num patamar destacado, em relação a materiais modernos que apresentam, por vezes, resultados menos satisfatórios.

A sua versatilidade estende-se, também, ao domínio das artes plásticas e ornamentais. Com efeito, a pintura mural, o esgrafito, as caiações e barramentos ou, ainda, os trabalhos ornamentais com cal e areia ou gesso (estuques) constituem partes de um todo formado pelas técnicas decorativas à base de cal e que, muitas vezes, confluiram numa lógica de ‘obra de arte total’.

Através do diálogo interdisciplinar entre profissionais portugueses e espanhóis analisaremos esta problemática nas suas dimensões artística, material e conceptual reflectindo nos principais desafios que se colocam, hoje em dia, à preservação de uma herança cultural que é comum.

Comunicações

Está aberta a chamada para a submissão de resumos, dando assim, oportunidade à participação de todos os investigadores que desejem vir apresentar o resultado dos seus trabalhos no I Simpósio Ibérico ‘A cal na arte e no património edificado’. Atender a que o prazo final é até dia 01 de Julho 2017.

A seleção das comunicações orais e por poster ficará a cargo da Comissão Científica.
Os interessados devem enviar as respetivas propostas num máximo de 300 palavras (título e palavra-chave excluídos), em português, espanhol ou inglês, com uma breve nota curricular de 150 palavras.
Os resumos podem conter imagens mas no total não podem ultrapassar uma página A4.
Os resumos devem ser submetidos em formato word.
As palavras-chave não deverão ser mais de 5.

 

Só os resumos dos participantes inscritos (comunicação oral e poster) que tenham efetuado pagamento até dia 30 de Julho de 2017 serão incluídos no livro de resumos e no Programa final do Simpósio.

Template de resumo: Download

O resumo deverá ser submetido na página https://sge.uevora.pt/eventos/ver/339
.
Ver Registo

 

Instruções para as apresentações

Comunicações orais
Participantes 15 minutos + 5 minutos para questões
Keynote speakers: 30 minutos+ 5 minutos para questões

Os participantes terão à disposição um datashow, um PC running Microsoft Power Point e colunas de som para videos. As apresentações devem ser compatíveis com Microsoft Office 2010. Outros pedidos devem ser notificados com antecedência à organização.

Idiomas oficiais do Simpósio: português e espanhol.

Comunicações por poster

O tamanho dos posters não pode exceder os 80cm de largura por 120cm de comprimento. Os autores terão oportunidade de discutir os seus posters durante as sessões destinadas a esse efeito.
Os posters deverão ser colocados na manhã do primeiro dia do Simpósio.