Espaços e Poderes na Europa urbana medieval

O Instituto de Estudos Medievais da FCSH/NOVA promove, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide, uma Escola de Outono destinada a alunos de mestrado e doutoramento em Idade Média, a decorrer nos dias 2 e 3 de outubro.

Pretende-se que os estudantes possam aprofundar conhecimentos e competências num ambiente de debate e troca de experiências com especialistas de renome, provenientes de prestigiadas universidades, num ambiente em que pretende estimular um olhar interdisciplinar sobre o tema escolhido.

O modelo da escola de Outono estrutura-se em torno sessões teóricas seguidas de debate e em ateliers de investigação, com carácter eminentemente prático. Está ainda prevista uma sessão de apresentação e discussão de posters sobre os temas de investigação dos participantes e visitas de estudo.

As línguas da Escola são o português e o espanhol.

Coordenação: Amélia Aguiar Andrade (FCSH/NOVA e IEM) e Catarina Tente (FCSH/NOVA e IEM)

Secretariado: Sara Prata (IEM /FCSH-NOVA)

 

1º Lição: Antonio Malpica Cuello (UG) | Título a definir

2º Lição: María Asenjo González (Universidade Complutense de Madrid) | Localizaciones y dinámicas en el uso político del espacio urbano. Ciudades de la Castilla bajomedieval”.

Atelier de investigação I: Luísa Trindade (FLUC e CES) | A cidade como objecto de estudo: o desenho como ferramenta de investigação e comunicação.

3ªLição: Michel Bochaca (U.La Rochelle) – Medir y representar la influencia territorial de una capital provincial : Burdeos a finales de la Edad media

4º Lição: Denis Menjot (U. Lyon 2) | La “fabrica” de la ciudad: enfoques heurísticos y metodológicos sobre la construcción de los espacios urbanos.

Atelier investigação II: Beatriz Arízaga Bolumburu (UNICAN) | Fuentes de Información para el Estudio del Espacio Urbano.