Curso de verão “Conta-me uma história: as crónicas medievais ibéricas como fontes de estudo”

Imagen Curso de verão “Conta-me uma história: as crónicas medievais ibéricas como fontes de estudo”

O curso pretende oferecer uma aproximação histórica ao conteúdo das crónicas medievais ibéricas, redigidas entre os séculos XIV e XV. São três os objetivos principais deste curso:

1 – A apresentação de todo o património bibliográfico ibérico medieval, com o detalhe das edições existentes para cada crónica e o conteúdo das mesmas. Em linhas gerais, indicar-se-ão os modelos narrativosespecíficos de cada autor (Fernão Lopes, Pero López de Ayala, Gomes Eanes de Zurara, Rui de Pina, etc.), e as particularidades de cada reino peninsular estudado, ou seja, Portugal, Castela, Aragão e Navarra, com referências a outros reinos peninsulares e extrapeninsulares.

2 – Ensinar o uso do método comparativo para o estudo das semelhanças e diferenças das narrativas historiográficas. Serão analisados alguns episódios da história peninsular especialmente relevantes pela diversidade das testemunhas cronísticas e documentais (guerra civil castelhana de 1366-1369, a Crise portuguesa de 1383-1385, o Cisma de Ocidente na Península Ibérica entre 1378-1417, etc.).

3 – Aprofundar o conhecimento das práticas discursivas tal como desempenhadas pelas crónicas. Irão ser definidos os fins e os elementos dos discursos conteúdos nos textos cronísticos, com especial referência às implicações políticas, sociais e culturais.

Programa

Sessão 1 – A crónica: características formais e gerais. O seu uso como fonte histórica. Edições e história das crónicas.

Sessão 2 – As crónicas portuguesas (I): a Crónica Geral de Espanha de 1344 e a Crónica de Portugal de 1419. Fernão Lopes: apresentação, obras e características.

Sessão 3 – As crónicas portuguesas (II): Gomes Eanes de Zurara e Rui de Pina: obras e características.

Sessão 4 – As crónicas castelhanas (I): as crónicas sobre Alfonso XI. Pero López de Ayala: obras e características.

Sessão 5 – As crónicas castelhanas (II): as diferentes crónicas sobre o rei D. Juan II. // As crónicas catalãs: Bernat Descoll, Dalmau de Mur, Lorenzo Valla e o Panormita.

Sessão 6 – As crónicas navarras: García de Eugui, Garci López e Carlos, Príncipe de Viana. Outras crónicas.

Sessão 7 – Exercícios de comparação (I): o método, as “verdades” e a história. Conceitos e ferramentas.

Sessão 8 – Exercícios de comparação (II): a história narrada dos “Pedros” (Pedro I de Portugal, I de Castela, IV de Aragão), dos “Joãos” (João I de Portugal, I de Castela, I de Aragão) e do Cisma de Ocidente.

Sessão 9 – Exercícios de comparação (III): as diferentes versões sobre o longo século XV.

Sessão 10 – O discurso: propaganda, comunicação política e narrativa. Valores e categorias.


from to
ical Google outlook Formación
Universidade Nova de Lisboa Map
Correo electrónico:
ev.secretariado@fcsh.unl.pt
Disciplinas:
Historia.

Publicado por el 1-07-2017.