Colóquio “Grandes Batalhas Terrestres da História Militar Ibérica (séculos IV-XVI)”

Dia 3 de Novembro

  • 9h00: Sessão de abertura, com a presença da Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais.

  • 9h30: Conferência inaugural, por Francisco García Fitz (Professor Catedrático da Universidad de Extremadura, Cáceres): “A Batalha de Las Navas de Tolosa (1212)”.

  • 10h30: Coffee-break.

  • 11h00: Mesa-redonda I (Moderador: Carlos de Ayala Martínez, Universidad Autónoma de Madrid), com a participação de: Adelino Matos Coelho (ex-Diretor do Serviço de História e Cultura Militar do Exército) e José Varandas (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa): “A Batalha de Ourique (1139): velhas teses, outras perspetivas”; Martín Alvira Cabrer (Universidad Complutense de Madrid); “A Batalha de Muret (12 de septiembre de 1213)”; Miguel Gomes Martins (Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa): “A Batalha do Salado (1340)”.

  • 13h00-14h30: Almoço livre (reservado apenas para intervenientes, moderadores e membros dos órgãos sociais da AIHM, que devem confirmar a sua presença via mail até dia 5 de Outubro: joao.g.monteiro@sapo.pt).

  • 14h30: Mesa-redonda II (Moderador: Isabel Cristina Fernandes, Museu Municipal de Palmela), com a participação de: Jesús-Manuel Molero García (Universidad de Castilla La Mancha) e David Gallego Valle (Fundación Castillo de La Estrella, Montiel): “Montiel 1369: identificación histórica y arqueológica de un campo de batalla inédito”; João Rafael Nisa (Doutorando da Universidade de Coimbra): “«Por la mala ordenanza fureon desabaratados»: as escolhas em torno da Batalha de Atoleiros (1384)”; Maria Antónia Athayde Amaral (Direção Geral do Património Cultural): “O que nos contam os vestígios arqueológicos da Batalha de Aljubarrota, 1385”.

  • 16h30: Tea-break.

  • 17h00: Mesa-redonda III (Moderador: Rafael G. Peinado Santaella, Universidad de Granada), com a participação de: Luís Miguel Duarte (Faculdade de Letras da Universidade do Porto / Citcem): “A Batallha de Alfarrobeira (1449): um desafio para a história militar”; António Martins Costa (Doutorando da Universidade de Coimbra): “A Batalha de Toro (1476): a arte da guerra em Portugal entre duas eras”; Paulo Dias (Centro de História de Além Mar, Universidade Nova de Lisboa / Universidade dos Açores): “Poucos meios, pequenas batalhas: O confronto junto a Benarmarez, em 1495”.

  • 20h00: Jantar livre (reservado apenas para intervenientes, moderadores e membros dos órgãos sociais da AIHM, que devem confirmar a sua presença via mail até dia 5 de Outubro: joao.g.monteiro@sapo.pt).

Dia 4 de Novembro

  • 9h00: Mesa-redonda IV (Moderador: Francisco García Fitz, Universidad de Extremadura, Cáceres), com a participação de: Gonçalo Couceiro Feio (Centro de História da Universidade de Lisboa): “A Batalha de Verná, 1536”; Luís Costa e Sousa (Investigador integrado do Centro de História de Além Mar, Universidade Nova de Lisboa): “O caminho de Alcácer Quibir, 1568-1578)”; Vítor Luís Gaspar Rodrigues (Investigador auxiliar com Agregação do Centro de História da Universidade de Lisboa): “A batalha campal de Goa em 1512 e a tomada de Benasterim: a conquista de «uma das chaves da Índia»”.

  • 11h00: Coffee-break.

  • 11h30: Conferência de encerramento, por Matthew Strickland (Professor da Universidade de Glasgow): “The Anglo-Norman Wars”. Moderador: José Manuel Varandas, Universidade de Lisboa.

  • 12h30: Encerramento do Colóquio.

  • 13h00: Almoço conjunto de confraternização e foto de família (aberto a todos, mas sujeito a inscrição prévia, até dia 5 de outubro, pelo e-mail: ).

  • 15h00: Visita guiada à Universidade de Coimbra, sujeita a inscrição prévia, até dia 5 de Outubro, pelo e-mail: joao.g.monteiro@sapo.pt (máximo: 12 participantes).