International Seminar “Central Governments and the Resolution of Maritime Conflicts, 1200–1600”

Imagen International Seminar “Central Governments and the Resolution of Maritime Conflicts, 1200–1600”

Dias 25-26 de outubro, em Lisboa, na NOVA FCSH (Torre B, Auditório 1)
Local/Venue: Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Torre B, Auditório 1
Organizadores/Organisers: Amélia Aguiar Andrade, Flávio Miranda, Gonçalo Melo da Silva e Louis Sicking

O projeto Maritime Conflict Management in Atlantic Europe, 1200-1600, dirigido por Louis Sicking (Vrije Universiteit Amsterdam, Universiteit Leiden) e financiado pelo Netherlands Organisation for Scientific Research (NWO), pretende estudar as várias manifestações da resolução de conflitos marítimos na Europa Medieval com o objetivo de contribuir para responder grosso modo a quatro questões: Qual o papel dos conflitos marítimos no desenvolvimento da diplomacia e legislação internacional na Europa pré-moderna (1200-1600)? De que forma as diferentes autoridades políticas negociaram e procuraram resolver os conflitos marítimos trans-nacionais? Qual o seu grau de sucesso das suas estratégias? De que forma as vítimas dos conflitos marítimos reclamavam e obtinham a compensação pelos danos sofridos?

O projeto encontra-se sediado no Institute for History (Universiteit Leiden) e tem como instituições parceiras o LIttoral, ENvironment and Societies (Université de La Rochelle), a Universidad de Cantabria, o Instituto de Estudios Medievales y Renacentistas (Universidad de la Laguna) e o IEM. O projeto congrega medievalistas holandeses, franceses, espanhóis e portugueses e conta com a participação de três membros do IEM: Amélia Aguiar Andrade (coordenadora da equipa portuguesa), Flávio Miranda e Gonçalo Melo da Silva (membro da equipa holandesa).

No âmbito desse projeto, o IEM-NOVA FCSH organiza, nos próximos dias 25-26 de outubro de 2018, o seminário: “Central Governments and the Resolution of Maritime Conflicts, 1200-1600”.

Encontra-se em aberto o período de inscrição para ouvintes até ao dia 30 de Setembro em http://tinyurl.com/cgmc2018


from to
ical Google outlook Congresos
NOVA FCSH (Torre B, Auditório 1), Lisboa Map
Disciplinas:
Historia.
Publicado el 26-09-2018.