Sobre os espaços habitacionais no período da formação de Portugal

Imagen Sobre os espaços habitacionais no período da formação de Portugal

8a sessão do Seminário de Estudos Medievais, dia 27 de setembro, às 16:00, na NOVA FCSH (Torre B, T1 [2º piso]). Entrada livre

Data: 27 de setembro, 2018
Horário: 16:00-18:00
Local: NOVA FCSH, Torre B, T1 (2º Piso)

Não se pretende, neste seminário, apresentar uma síntese da temática habitacional em tempos de formação de Portugal. A mesma seria da maior utilidade. Também seria, porém, de todo prematura, ao serem tão modestos os dados historiográficos e arqueológicos relativos ao tema. Procuramos, basicamente, apresentar de forma sucinta o que sabemos e o que gostaríamos de saber sobre a casa no período referido: propor algumas reflexões sobre os espaços habitacionais, contextualizar os dados disponíveis e sublinhar a complexidade das situações que o tema envolve. A habitação é aqui considerada nas suas diversas manifestações: casa do Gharb e do Portugal Cristão, casa rural e urbana, habitação comum e moradia de prestígio.

Nota biográfica
Manuel Sílvio Conde é Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Doutor em História pela Universidade dos Açores. Realizou estudos de pós-doutoramento na Universidad de Santiago de Compostela e fez provas de Agregação na Universidade Nova de Lisboa.

Professor de História no Ensino Secundário, entre 1978 e 1988, e professor do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores, desde 1988 até à sua aposentação em 2016. Orientou teses de mestrado e de doutoramento e participou em júris de provas de mestrado e de doutoramento nas universidades dos Açores, Nova de Lisboa, Minho e Instituto Superior Técnico. Investigador do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa, do Centro de Estudos Históricos e do CHAM-Açores.

São da sua autoria os livros Tomar medieval. O espaço e os homens (1996), Horizontes do Portugal medieval. Ensaios históricos (1999); Uma paisagem humanizada. O Médio Tejo nos finais da Idade Média (2 volumes, 2000); O hospital medieval do Espírito Santo e a assistência caritativa portuguesa (2004); Construir, habitar: a casa medieval (2011). Co-editor (com Iria Gonçalves) dos Tombos da Ordem de Cristo, vol. 2 – Comendas do Médio Tejo (2005) e vol. IV – Comendas do Noroeste (2008); director de Media Aetas (1.ª e 2.ª séries, desde 1999). Coordenador (com Margarida Vaz do Rego Machado e Susana Serpa Silva) de Percursos da História. Estudos In Memoriam de Fátima Sequeira Dias (2016), e (com Susana Serpa Silva) de História, pensamento e cultura. Estudos em homenagem a Carlos Cordeiro (2016). Autor de numerosos artigos, tem colaborado em obras colectivas e participado em reuniões científicas nacionais e internacionais, abordando temas de história urbana, urbanismo e património urbano, história rural, organização do espaço e paisagem, história da construção e da habitação corrente, história social, confraternidade e assistência caritativa, história do quotidiano.


ical Google outlook Congresos
NOVA FCSH (Torre B, T1 [2º piso]) Map
Publicado el 24-09-2018.