Medievalista – Número 25, Janeiro-Junho 2019

MEDIEVALISTA online revista especializada em Estudos Medievais
O primeiro número da revista Medievalista surgiu em 2005, graças ao esforço e empenho do Professor Luís Krus. É uma publicação online do IEM com uma abordagem interdisciplinar, que procura responder à inexistência de edições periódicas portuguesas sobre a Idade Média.
A Medievalista pretende dar a conhecer os trabalhos mais recentes de novos investigadores, mas também os dos já consagrados, e contribuir para uma ampla difusão da cultura académica medieval. Serão igualmente divulgadas comunicações apresentadas no âmbito de encontros, colóquios e seminários promovidos pelo IEM, prevendo-se no futuro a edição de números temáticos.
Com a publicação da revista, queremos abrir um espaço de debate de ideias com a comunidade, promover e divulgar novas abordagens ao estudo da Idade Média, estimulando vivamente a elaboração de trabalhos interdisciplinares.

Índice

Resumos / Abstracts

Editorial: Política Científica, Financiamento, Internacionalização – Que cada um faça a sua parte

DESTAQUE

A cozinha e a mesa em Loulé medieval nos seus utensílios de uso comum: o testemunho dos Inventários de Órfãos
Iria Gonçalves

ARTIGOS
El itinerario de una lista. De la Hispania visigoda a Italia beneventana, del Liber Iudiciorum al Pseudo-Isidoro
William TrouvéOs leitores do Espelho de Cristina: um recorte das cortes
Ana Luísa Sonsino

Delectare ed prodesse: aventuras, placeres y didactismo en el Conte du Papegau
Lidia Amor

Roland Scriptoris ou de Lisbonne: un médecin, un professeur et un clerc portugais au XVe siècle
Mário Farelo

RECENSÕES
BENÍTEZ GUERRETO, Carmen – Crónica de Fernando IV. Estudio y edición de un texto postalfonsí. Sevilha: Editorial Universidad de Sevilla y Cátedra Alfonso X El Sabio, 2017 (217 pp.)
Filipe Alves MoreiraDÍAZ MARCILLA, Francisco José, HIGUERA RUBIO, José (Eds) – En torno a Ramón Llull, Presencia y transmisión de su obra. V. N. Famalicão: Edições Húmus, 2017 (196 pp.)
Pedro Chambel
APRESENTAÇÃO DE TESES
Mutação Urbana na Lisboa Medieval. Das Taifas a D. Dinis. Tese de Doutoramento em História Medieval apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Agosto de 2017. Orientação do Professor Doutor Hermenegildo Goinhas Fernandes e co-orientação da Professora Doutora Maria João Branco
Manuel Fialho SilvaOs simbolismos dos animais com chifres em bestiários ingleses. Dissertação de Mestrado em História Medieval apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Maio de 2018. Orientação do Professor Doutor Bernardo Vasconcelos e Sousa e co-orientação do Doutor Pedro Chambel
Marcelo Cardoso Amato
VARIA
Workshop Internacional “The Ties that Bind: Rethinking Dependences in the Medieval Iberian Peninsula and Beyond”
Clara Almagro VidalCiclos de conferências: “Manuscritos de Alcobaça I e II”
Ana Pagará, Catarina Fernandes Barreira