Webtalks «Non nova sed nove?» Repetir, inovar e regredir na Idade Média. 1ª sessão – Discursos e Práticas Políticas Medievais

«La pure répétition, ne changeât-elle ni une chose ni un signe, porte puissance illimitée de perversion et de subversion
Jacques Derrida

 

À continuidade pela repetição atribuiriam os latinos da época clássica a designação de traditiotradere, com o sentido de «entregar», «passar adiante» aquilo que deveria continuar, sinónimo de renovare, isto é, «repetir», «refazer», «repor»; o nouo e a nouitas designavam a novidade e de certo modo a inovação, numa pluralidade de sinónimos. Esses termos chegariam depois ao galaico-português, ao português e ao castelhano, evoluindo ao longo dos tempos, mas mantendo a sua unidade de sentido. Aquilo que entendemos no século XXI por repetição inovação é, no entanto, simultaneamente próximo dessas utilizações e também já algo distinto. Utilizar estes conceitos, partindo do sentido que hoje lhe atribuímos, para pensar a Idade Média será, por isso, entrar no domínio do anacronismo? Ou será antes uma forma válida de interrogar uma época com ferramentas que não lhe são totalmente estranhas? Podemos, no entanto, falar de uma repetição pura e de uma tradição que ignore todo e qualquer elemento novo? Ou, no sentido inverso, de uma inovação pura, uma novidade, que possa ter ignorado tudo o que a antecedeu? Poderão caminhar ou ter caminhado lado a lado na história do Homem? De que formas interagiram e permitiram a mudança?

São estas questões, entre outras, que alimentarão as webtalks «Non nova sed nove?» Repetir, inovar e regredir na Idade Média, série de diálogos entre especialistas do período medieval que terá uma periodicidade mensal.

A primeira sessão terá lugar via Zoom, no próximo dia 14 de Dezembro, pelas 18 horas, e terá como tema as noções de repetição, inovação e regressão nos Discursos e Práticas Políticas medievais. Para tal, contaremos com a participação da Professora Hermínia Vilar (CIDEHUS-UÉ) e da Professora Maria João Branco (IEM-FCSH-UNL).

O acesso é aberto a todos os interessados, podendo aceder ao evento através do link:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81954109423?pwd=aFErNy9CQkxDS3RzM2NGMTFqcEIxQT09


Monday 14 December 2020 - Monday 14 December 2020