INVENT.ARQ

O INVENT.ARQ – Inventários de arquivos de família, sécs. XV-XIX: de gestão e prova a memórias perdidas. Repensando o arquivo pré-moderno (EXPL/EPH-HIS/0178/2013), é um projeto sediado no Instituto de Estudos Medievais , em associação com o Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar e o Instituto de História Contemporânea, todos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e o Instituto de Investigação Científica Tropical. Conta com a participação da Casa de Velázquez e o Laboratoire de Recherche «Identités, territoires, expressions, mobilités» da Université de Pau et des Pays de l’Adour.

Nesta base de dados reúnem-se as descrições arquivísticas dos inventários de arquivos de família incluídos no projecto INVENT.ARQ, bem como imagens dos mesmos, ligações para algumas reproduções integrais e outros materiais. Além das descrições arquivísticas, foram elaborados registos de autoridade dos produtores e dos acumuladores.

A base de dados está disponível no aplicativo de código-fonte aberto para descrição arquivística ICA-AtoM, desenvolvido em conformidade com as normas do Conselho Internacional de Arquivos (ICA). A informação aqui disponibilizada é de acesso livre para efeitos de consulta e investigação científica, no entanto, a reprodução dos objetos digitais depende da autorização das entidades detentoras dos respetivos fundos arquivísticos.

Para mais informações, visite a página oficial do projeto.